O canal auditivo externo possui um formato cilindrico e ligeiramente curvo, com comprimento de aproximadamente 2,5cm no adulto , terminando na membrana timpânica, estrutura que contribui para transmissão do som para parte interna do ouvido. A pele que reveste o canal possui glândulas responsáveis pela produção do cerume, que tem função de protejer o canal auditivo de pequenos corpos estranhos, como insetos, e possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Geralmente o excesso de cerume é eliminado espontaneamente. O uso de objetos como bastonetes com algodão (cotonetes), duchas caseiras e outros objetos pequenos não são recomendados, pois acabam por empurrar o cerume mais para dentro, formando uma rolha impactada com o tempo. Além disso, essa manipulação pode levar a traumatistmo do pele do canal e até da membrana timpânica.
Quando há excesso de cerume no canal (porque o paciente produz muito ou porque empurrou mais para dentro com algum objeto) pode ocorrer diminuição da audição, zumbido e até dor de ouvido. Nesses casos, tentativas caseiras de remoçao de cerume com duchas e outros objetos não são recomendadas, podendo piorar a dor, aumentar a obstrução do canal, causar otite, perfuração do tímpano e as vezes dificultar o procedimento de remoçao pelo especialista.
O correto é realizar a limpeza apenas na parte externa com uma toalha e os dedos, sem forçar a entrada no canal.