Não. A criança que ronca frequentemente e tem sono agitado, baba, nariz sempre obstruído, na maioria das vezes apresenta aumento da adenóide e/ou amígdalas e/ou cornetos nasais.
A adenóide e as amígdalas são tecidos que fazem parte do sistema imunológico (de defesa) e ajudam na produção de anticorpos para o combate às infecções. Na infância estes tecidos tendem a aumentar devido ao intenso contato com agentes agressores a maioria “novos” para a criança e quando a amígdala e/ou adenóide ficam muito grandes tornam-se prejudiciais a criança, pois geram obstrução da via aerodigestiva. O resultado é a respiração bucal, principalmente a noite, (porque o céu da boca relaxa e toca a adenóide) sono agitado porque a criança busca uma posição em que respire melhor e roncos.
As conseqüências a curto prazo são a má qualidade do sono, agitação, irritabilidade e diminuição do apetite (por ter nariz entupido a criança não sente o cheiro e gosto adequadamente dos alimentos, diminuindo seu interesse pelos mesmos). A longo prazo pode ocorrer diminuição da produção do GH (hormônio do crescimento), diminuição do rendimento escolar e alterações ósseas no cresimento facial, podendo resultar é uma face afilada, com mandíbula e malares menos desenvolvidos, dentes para frente, céu da boca alto e musculatura perioral menos desenvolvida.
Quando seu filho ronca “de vez em quando“ associado a um resfriado ou a uma crise de rinite tudo bem, porém quando é freqüente um otorrinolaringologista deverá ser consultado