As otites ocorrem devido a um processo inflamatório da orelha, geralmente secundário a uma infecção por bactérias, fungos ou vírus. Há dois tipos principais de otite de acordo com a localização do processo inflamatório: otite externa e otite média.
A otite externa pode acometer a pele do pavilhão auditivo e canal auditivo externo até a região da membrana timpânica. É causada por bactérias ou fungos e ocorrem mais frequentemente no verão. Os fatores predisponentes são manipulação do canal auditivo com cotonete ou outros objetos, procedimentos de limpeza do ouvido e umidade excessiva por piscina ou água do mar. Os sintomas principais são dor progressiva que piora ao mobilizar ou tocar na orelha, podendo ocorrer um pouco de secreção e diminuição da audição por inchaço do canal auditivo. Não é comum apresentar febre nem ser precedido por um quadro gripal ou um resfriado. O tratamento envolve controle da dor, higiene local realizada pelo otorrino quando necessário e uso de gotas otológicas contra bactérias ou fungos.
Já a otite media o processo inflamatório ocorre no ouvido médio (atrás do tímpano) e é causado principalmente por bactérias e vírus. Os microorganismo chegam ao ouvido através de um canal que comunica o ouvido com o nariz, chamado tuba auditiva. É mais comum em crianças por que elas apresentam número maior de quadros infecciosos respiratórios, principalmente no inverno, e além disso sua tuba auditiva imatura não funciona adequadamente. Os sintomas típicos são otalgia súbita e intensa, diminuição da audição, podendo estar associada a febre e ser precedida ou concomitante a um resfriado. Eventualmente ocorre perfuração do tímpano e saída de secreção, resultando em alívio da dor. O tratamento considera controle da dor e/ou febre, antibióticos sistêmicos em alguns casos. A otite média tem potencial de complicações graves como meningite, mastoidite, abscesso intracraniano e até surdez, por isso não deve ser negligenciada. Em alguns casos, apos resolução do quadro agudo, pode permanecer secreção residual no ouvido médio e cursar com diminuição da audição mas sem qualquer dor, podendo persistir por meses e causar prejuízos auditivos e no aprendizado, é chamada de otite media serosa ou mucóide crônica, popularmente ”otite silenciosa”.
Para um tratamento adequado é necessário um diagnóstico preciso. Dessa forma, se você apresentou algum dos sintomas mencionados no texto, busque uma avaliação com o Otorrinolaringologista de sua confiança.